Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura
MINDELO | S.VICENTE - CABO VERDE

Mestrado Educação Emocional e Criatividade Aplicada

Curso de Mestrado em Educação Emocional e Criatividade Aplicada

O modelo de ensino tradicional (baseado em metodologias estáticas) embora tenha alcançado conquistas louváveis tem-se demonstrado cada vez menos funcional, no nosso mundo contemporâneo caracterizado por mudanças rápidas, diversidade e hiperestimulação. Assim, os sistemas educativos atuais, um pouco por todo o mundo, têm-se deparado com a necessidade de uma profunda transformação. Da mesma forma, estima-se que cerca de 40% das competências essenciais às profissões do futuro são diferentes das exigidas hoje.
Neste sentido, professores, bem como profissionais dos mais diversos domínios de atuação vêm-se desafiados a desenvolver novas competências. Essas novas competências passam pelo desenvolvimento de outros tipos de inteligência, além da inteligência linguística e lógico-matemática tradicionalmente mais valorizadas, bem como o desenvolvimento do potencial criativo.
Este curso surge, assim, como resposta diferenciadora a esta desafiante necessidade. Conferindo o grau de mestre, pretende proporcionar a profissionais na área educativa e outras áreas, a oportunidade única de contactar com os conhecimentos mais recentes nos domínios da Inteligência Emocional e Criatividade e o acesso a experiências provenientes de práticas inovadoras bem sucedidas.  
O curso é abrangente, apresentando um currículo diversificado e com uma forte componente prática e vivencial. Será conduzido por um conjunto de especialistas internacionais que recorrem essencialmente a metodologias ativas onde a aprendizagem se constrói em torno da observação, experimentação e autonomia de pensamento. 
Para além do contacto com um corpo docente com elevada experiência nas áreas curriculares que disponibiliza, o curso proporciona aos estudantes a oportunidade de criar, implementar e avaliar novas metodologias de intervenção educativa e comunitária. Fornece ainda a oportunidade de produção de materiais didáticos inovadores com potencial de aplicabilidade prática em instituições de ensino básico e secundário em Cabo Verde. Ao longo do curso haverá momentos imersivos (retiros) de forma a aprofundar e consolidar aprendizagens.
O mestrado disponibiliza também oportunidades de estágios internacionais.

Objetivos do curso:
1- Facilitar o desenvolvimento pessoal, emocional, social dos profissionais de educação, intervenção social e dos mais variados domínios de atuação;
2- Possibilitar o desenvolvimento de diferentes tipos de inteligência: inteligência emocional, corporal, artística, etc.
3- Capacitar os formandos para o desenvolvimento de programas de Educação Emocional e Inovação em todos os níveis de ensino em Cabo Verde; 
4- Promover a criação e disseminação de metodologias e materiais didáticos inovadores nos domínios da Educação Emocional com aplicabilidade nos vários níveis de ensino em Cabo Verde
5- Realizar atividades de Pesquisa e Extensão com a comunidade
6- Facilitar a professores técnicas para lidar com situações de violência e consumo de substâncias nas escolas

Saídas Profissionais:
Esta área é muito abrangente, sendo transversal a todos os domínios. São portanto, diversas as organizações e os sectores da sociedade onde poderá trabalhar desde jardins de infância, escolas, universidades, empresas, câmara municipais, ministérios, associações recreativas, centros de apoio a crianças, jovens e idosos e portadores de deficiência. O curso dá-lhe igualmente ferramentas para despertar em si o empreendedorismo.

Condidaturas:

- Certificado de habilitações literárias
- Carta de Motivação (até uma página)
- CV abreviado
- Fotocópia do BI
- Entrevista on-line

PRÉ-INSCRIÇÕES:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTaTLS8AFQWJf_9kR4vawPFg7FuX0f...

Tuesday, June 15, 2021