Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura
MINDELO | S.VICENTE - CABO VERDE

M_EIA nos Bairros - Ilha de Madeira

[b]NO DIA 30 DE ABRIL DE 2016 INICIAMOS O DESENVOLVIMENTO DAS LINHAS DE ACÇÕES DESENHADAS PARA A ILHA DE MADEIRA.[/b]

Desde o inicio da sua actividade, M_EIA incubou diferentes projectos artísticos e científicos que se desenvolveram em áreas informais ou de grande vulnerabilidade social da cidade do Mindelo e que resultaram, sobretudo, em projectos de audiovisual, de exposição, de cartografia crítica ou de metodologias para intervenções arquitectónicas e urbanas. Para além de acções realizadas no Mindelo (em Salamansa, São Pedro e ou-tras comunidades) , o M_EIA, através da sua organização matriz, o Atelier Mar, tem desenvolvido projectos de desenvolvimento comunitário em Santo Antão, com resultados visíveis e positivos para a melhoria de vida das gentes das ilhas. Destaca-se o caso do projecto de desenvolvimento comunitário em Lajedos, uma comunidade onde se intervém há mais de 25 anos, com projectos que vão da transformação alimentar ao turismo solidário, uma escola comunitária, um sítio museológico, fabrico de materiais para a construção utilizando recursos locais, entre outros. No Planalto Norte, a zona mais árida de Santo Antão, desde 2005 que se intervém nessa localidade, com projectos que implicam na vida das pessoas. É o caso do estímulo e apoio na montagem de uma cooperativa de consumo; da construção de cisternas para a captação de águas das chuvas, ou na criação de um queijo curado, hoje parte integrante da rede mundial slow-food.

No ano lectivo de 2014/2015 o M_EIA realizou a Semana do Urbanismo, sucedendo à M_EIA Semana da Arquitectura e à M_EIA Semana da Museologia, respectivamente, o qual permitiu discutir o tema das áreas informais perante a sociedade e apresentar publicamente a metodologia de intervenção para actuação nas mesmas, efectuada pelos alunos do primeiro ano do curso de arquitectura, cuja área de intervenção piloto se localizou na cidade do Mindelo no bairro de Alto de Bomba e suas áreas anexas.

O Campo de Estudo de São Vicente traduz na prática a sua aplicação em toda a sua dimensão numa óptica multidisciplinar e de trabalho em comunidades de aprendizagem que incluirão a interacção social e humana, a tempo inteiro, entre estudantes, comunidade e professores. Trata-se de uma estratégia onde todos trabalham em articulação, se discutem os problemas teóricos e científicos que se puserem, realizam-se projectos artísticos e tecnológicos, progra-mam-se acções culturais e sociais com a comunidade.

Neste ano lectivo o M_EIA intervém em duas comunidades em S.Vicente, a partir de uma estratégia denominada de Campo de Estudo, através da qual proporcionam-se aos nossos alunos contextos reais e significativos de aprendizagem, nos quais se mobilizam saberes e desenvolvem competências articulando dimensões as técnico-científico, artístico e tecnológico numa lógica transdisciplinar, assente numa visão holística da construção do conhecimento.

Friday, May 6, 2016
Anexos: 
AttachmentSize
M_EIA_nos_Bairros_Ilha_Madeira.pdf4.56 MB