Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura
MINDELO | S.VICENTE - CABO VERDE

M_EIA Semana do Urbanismo_2016

[b]A M_EIA Semana do Urbanismo_2016[/b] cumpre mais uma vez o que já vai sendo tradição de nossa escola em cada final de ciclo das actividades académicas anuais. Parte de um vasto programa de M_EIA e que envolve todos os cursos da instituição: Artes Visuais, Design, Arquitectura e Urbanismo, Construção Civil Sustentável, esta edição de M_EIA Semana do Urbanismo integrou dois seminários realizados a 9 de Junho e a 22 de Junho, ambos orientados pela arquitecta Marcela Maciel Santana, da Universidade de Coimbra.

O primeiro seminário Discussões Contemporâneas sobre as Cidades consistiu na introdução de alguns manifestos que vêm sendo discutidos recentemente acerca das cidades no mundo contemporâneo, como a Nova Carta de Atenas, a Recomendação para a Paisagem Urbana Histórica (UNESCO), vistas à luz das diversas realidades das nossas cidades, seja na África, na América Latina, etc. A cultura, a vivência e a vitalidade nas cidades nos dias atuais e sua apropriação pela população foi questões também amplamente debatidas.

O segundo seminário Patrimónios de Influência Portuguesa - Panorama Global teve como base o património urbano que surgiu nos países que fize-ram parte do império português, desde o século XVI ao século XX. O objetivo foi apresentar aspectos comuns às diversas cidades, a partir de alguns estudos de caso, independente de suas respectivas geografias, abrangendo desde a América Latina, África e Ásia. Também se apresentou um panorama de como o património vem sendo tratado na contemporaneidade destas cidades.

M_EIA Semana do Urbanismo_2016 questiona, mais uma vez, a Cidade enquanto órgão vivo e complexo cuja compreensão não se esgota na academia nem na política. A Cidade —, uma obra sempre em construção, nunca acabada, na pers-pectiva do arquitecto Sérgio Padrão Fernandes autor do livro Cidades Imaginadas nos Planos de Urbanização - Cabo Verde 1934 - 1974 cuja apresentação integra o programa da semana — começa a ser vista e tratada em Cabo Verde nessa perspectiva. Num momento em que também se questiona a dimensão global e criativa das cidades enquanto territórios inteligentes, as nossas reclamam uma urgente centralidade nas políticas públicas cuja agenda terá que deixar de olhar para o lado dos problemas urbanísticos mais candentes que se lhes põem; sociais, culturais e económicos, para os encarar de frente como territórios urbanos contemporâneos em potência e incontornáveis nos planos da cidade futura.

Esta M_EIA Semana do Urbanismo_2016 dá ainda visibilidade aos trabalhos realizados pelos estudantes nos bairros informais da cidade do Mindelo durante o ano lectivo 2015/2016, e traz para a discussão, no plano académico, outras questões urbanísticas de interesse para a compreensão das políticas de desenvolvimento das nossas cidades.

[b]Programa 29 de Junho[/b]

17H00 . Lançamento do livro “Cidades Imaginadas nos Planos de Urbanização - Cabo Verde 1934 - 1974”
pela Arquitecta Marcela Maciel Santana; Universidade de Coimbra.

[b]Programa 30 de Junho[/b]

16H00 . Inauguração da exposição “M_EIA nos Bairros”
Apresentação pelos alunos de design e arquitectura.

17H00 . Património e Vida Quotidiana no espaço urbano.
Apresentação pelos alunos do 3º ano de Arquitectura.

17H30 . Palestra: “Teixeira de Sousa e o Plano Urbanístico da Cidade do Mindelo nos anos 60”
pelo Professor Doutor Leão Lopes.

Marcela Maciel Santana - Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Viçosa (2008), e mestre em Planejamento do Espaço Urbano pela mesma universidade (2012). Sócia e colaboradora do escritório A7 Arquitetura (Viçosa, Brasil) - atuando com projetos residenciais, institucionais e urbanos. Tem experiência docente nas disciplinas de História da Arquitetura, Projeto e Desenho, no curso de arquitetura e urbanismo da FACIG (2012-2014). Atualmente, é doutoranda em “Patrimónios de Influência Portuguesa” no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). Participa como investigadora e assistente de produção no projeto "UNESCO's Global Report on Culture and Sustainable Urban Development regional survey for Portuguese speaking countries" (CES/UC).

Leão Lopes - Professor doutorado pela Universidade de Rennes 2, França e Artista Plástico diplomado pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa Leão Lopes é fundador do M_EIA, Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura, na cidade do Mindelo, onde desempenha as funções de reitor. Para além da docência tem desenvolvido, ao longo dos anos, uma intensa actividade nos domínios da criação artística; Artes Plásticas, Design e Cinema, bem como no da investigação aplicada a acções de desenvolvimento de comunidades rurais e urbanas em Cabo Verde.

Autor de diversas publicações no domínio da literatura e outras de referência técnológica nas áreas da arquitectura e da construção, Leão Lopes, actuando também no domínio cívico tem desempenhado alguns cargos políticos no seu país.

Tuesday, June 28, 2016