Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura
MINDELO | S.VICENTE - CABO VERDE

Exposição de Arte Africana

De 14 de Julho a 14 de Setembro estará patente a exposição, “AKUABA – África | Cabo Verde . raízes” - uma mostra do acervo de Carlos Morbey Duarte Silva – um projecto que contou com o envolvimento directo dos estudantes do M_EIA, que assumiram e se envolveram nesta investigação e sistematização de conhecimento que serve de base a exposição.

É a primeira vez que em Cabo Verde, e por iniciativa privada, se abrem as portas para a imensidão que é o continente africano, através de uma manifestação artística desta envergadura e se inicia uma viagem cultural de “resgate” das relações outrora estabelecidas entre o arquipélago e a África continental.
Para o M_EIA, o processo de imersão nesta colecção assume uma clara importância no campo da educação artística, como também um veículo para a sensibilização da população para a riqueza e diversidade do continente africano do qual se representa aqui, essencialmente, a expressão tradicional da África Ocidental.

O acervo, do qual se apresenta apenas uma amostra, contempla, além das máscaras e esculturas em madeira, elementos arquitectónicos e decorativos, instrumentos musicais, armas e mobiliário, que demonstram a diversidade cultural, simbólica e estática da África Sub-Sahariana.

A exposição estará patente no M_EIA, CNAD e Alternativa galeria.

Thursday, August 4, 2016