Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura
MINDELO | S.VICENTE - CABO VERDE

Acerca do M_EIA

M_EIA, MINDELO_Escola Internacional de ARTE reconhecida juridicamente como Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura constitui-se como o primeiro, e até agora o único, espaço de ensino superior nas áreas das artes e do design incluindo a formação de professores do ensino secundário nas respectivas áreas em Cabo Verde. M_EIA visa despertar dinâmicas criativas baseadas no conhecimento profundo das matrizes sociais do país, segundo abordagens interdisciplinares e inter-culturais.

M_EIA é criado em 2004 pelo Atelier Mar, consolidado 25 anos de experiência na área da educação artística. Após a sua criação, com os apoios do Ministério da Educação através do PRET – Projecto de Reforma do Ensino Técnico, financiado cooperação luxemburguesa, M_EIA concebe e lança um curso de formação de professores da via artística para o ensino secundário. Esta iniciativa que teve um forte apoio técnico e pedagógico do programa Identidades, associada à Faculdade de Belas Artes do Porto, destinava-se a colmatar as deficiências a nível do ensino artístico no ensino secundário em Cabo Verde.

Em Março de 2008, com a experiência já adquirida proveniente do primeiro ciclo de 3 anos, a escola materializa um dos seus objectivos inicias; a criação das Licenciaturas em Design de Equipamento, Design de Comunicação e Artes Visuais que veio a juntar-se, recentemente, o curso de Mestrado Integrado em Arquitectura. Estas com a opção de especialização nas vias de ensino ou profissionalizante. O M_EIA, hoje, apresenta-se como um espaço educativo, laboratorial, e experimental, preparado para o exercício de investimentos culturais necessários para o desenvolvimento da cultura como agente gerador de sustentabilidade económica.

O M_EIA é uma iniciativa privada sem fins lucrativos, promovido pelo Atelier Mar. O Atelier Mar é a primeira ONG cabo-verdiana independente, estabelecida em 1979 durante o regime de partido único, e que ao longo destes últimos anos tem vindo a desenvolver projectos na área da formação artística profissional e do desenvolvimento comunitário.

O M_EIA encontra-se localizado no Mindelo, no edifício popularmente denominado Liceu Velho que se constitui como um marco do património arquitectónico da cidade; o Liceu Velho é um dos edifícios mais marcantes no que respeita ao desenvolvimento da cultura cabo-verdiana devido ao seu funcionamento como liceu Gil Eanes que durante mais de cinco décadas foi responsável pela formação de um número significativo de intelectuais fundadores de um pensamento contemporâneo cabo-verdiano. Em 2007 o Estado da República de Cabo Verde cedeu ao M_EIA secções do edifício, que por sua vez procedeu a reabilitação dos mesmos. Através de um programa de eventos ambiciosos de carácter nacional e internacional desenvolvido pelo M_EIA, o Liceu Velho volta a ser parte integrante do panorama educativo e cultural.