Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura
MINDELO | S.VICENTE - CABO VERDE

Cinema e Audiovisual – Pós-Graduação

Destinado a profissionais, de qualquer área do saber, o Curso de Especialização Lato Sensu em Cinema e Audiovisual (Pós-Graduação), apoiado pelo Ministério da Ensino Superior, Ciência e Cultura (Cabo Verde); Secretaria de Estado da Cultura do Brasil, Fundação Palmares (Brasil) e Casa de Criação Cinema (Brasil), tem por objectivo formar profissionais capazes de actuar no campo do cinema e do audiovisual, com uma visão do todo, oferecendo o conhecimento dos diversos segmentos técnicoprofissionais no processo de um filme. O curso pretende desenvolver a capacidade de reflectir sobre a estética do cinema, de escrever criticamente e de conhecer as distintas técnicas e segmentos da organização de trabalho em equipa necessários para o exercício da função de director cinematográfico.

As questões centrais do Curso orientam-se pela compreensão de que a plena capacitação para o mercado de trabalho na área audiovisual, em franca expansão e diversificação, necessita de profissionais com sólida formação teórica no domínio dos pilares básicos deste tipo de produção, a saber, o conhecimento do processo criativo da realização cinematográfica, em seus fundamentos históricos, teóricos, de linguagem, de formas narrativas e saberes técnicos.

Para tanto, o curso terá quatro tipos básicos de módulos: história e géneros do cinema, direcção (técnicas, trabalho com o actor, arte, fotografia, produção), técnicos (roteiro, som, montagem), teóricos (cinema e história, cinema e telenovela, cinema e diversidade cultural), além de módulos com temáticas específicas. Alguns temas são transversais, aparecendo e recebendo enfoques diferentes em mais de um módulo.

Os módulos serão coordenados por profissionais de renome no mercado de Cabo Verde, do Brasil e de Cuba, permitindo assim o contacto dos alunos com aqueles que acumularam uma maior experiência em seu sector. Propiciando, ao mesmo tempo, o melhor aproveitamento do aluno interessado em temáticas específicas e o desenvolvimento de laços com criadores, técnicos e produtores. O contacto com um profissional de renome pode possibilitar vínculos e participações em futuros projectos nascidos em Cabo Verde ou no Brasil.

Objectivos do Curso
- Actualização e aperfeiçoamento em Cinema e Audiovisual, com 720 horas de duração. Dirigido a pessoas interessadas no aperfeiçoamento teórico e técnico das diferentes funções exigidas na realização de um produto audiovisual (filmes, séries ou documentários para TV).
- Assegurar um encontro educativo entre estudantes de cinema com profissionais de renome dos sectores fundamentais da cadeia de realização de um filme ou projecto audiovisual.
- Desenvolver a compreensão dos aspectos mais relevantes do fazer cinema em cada um dos segmentos fundamentais da realização de um filme, documentário e ficcional, digital e película.
- Oferecer conhecimentos teóricos e experiências práticas necessárias à formação de profissionais de cinema e audiovisual.
- Assegurar a participação dos alunos em cada passo na produção e direcção de um curta-metragem em HD, ficcional ou documental.

Procedimentos metodológicos:
Cada módulo, sob responsabilidade de um profissional convidado, compreende aulas expositivas e práticas que versarão sobre o conteúdo programático enunciado e terão como suporte a apresentação e discussão de trechos de filmes e vídeos, ou a discussão e exercício de técnicas de trabalho e textos previamente disponibilizados. Os alunos, organizados em equipa de 05 componentes participarão da produção de um filme em HD, executando funções específicas na equipe tal qual em um set profissional de filmagens. A edição das curtas-metragens será realizada em Final Cut Pro 6 HD.

Avaliação
A avaliação será feita através de:
Relatórios parciais de aproveitamento do curso, com apontamentos e comentários sobre o impacto dos módulos anteriores no desenvolvimento do trabalho final.
Desenvolvimento de roteiro (ficcional ou documental de curta-metragem) em equipa de 5 pessoas.
Trabalho final: compreenderá a realização de um curta-metragem digital, ficcional ou documental, de curta-metragem realizado em equipa de 5 pessoas.

Requerimento para participação no curso
Formação superior em qualquer área do saber.
Uma carta explicando as intenções e objectivos com o curso, acompanhado de currículo que destaque o envolvimento do interessado com o curso
Obs. – Os interessados serão seleccionados através da carta de intenções e análise do Currículo.

Duração: um semestre, com um total de 16 módulos. Sendo que: 10 módulos terão a duração de 40 horas, 1 módulo (montagem) terá a duração de 120 horas, 02 módulos (fotografia e som) com a duração de 100 horas, 01 módulo (roteiro) com a duração de 80 horas e 02 (mini) módulos com duração de 20 horas (finalização e crítica de cinema).

Horários: 08 horas diárias, com aulas de segunda a sexta.

Carga horária total: 840 horas de aulas e exercícios práticos (relativos à realização de um filme em HD).
Número de vagas: 35

Certificado. O M_EIA, Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura emitirá certificado de conclusão do Curso.

Para acompanhar a primeira edição do curso de cinema promovido pelo M_EIA, clique aqui.