Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura
MINDELO | S.VICENTE - CABO VERDE

ARQUITECTURA . Licenciatura e Mestrado Integrado

O Curso de Arquitectura do M_EIA, dá ênfase à tradição construtiva em regiões de climas tropicais e ao trabalho de estaleiro. A forte componente construtiva deverá resolver dois problemas:
1. A construção de edifícios de raíz, que se integrem na malha construída preexistente, edificados com uma atitude de respeito por tipologias e sistemas construtivos tradicionais, com uma linguagem adaptada ao contexto actual.
2. A falta de técnicos especializados para reabilitar o património construído, que é muito rico e permanece esquecido e numa degradação galopante.

O arquitecto formado no M_EIA terá uma formação que contempla questões ligadas ao urbanismo, desenho urbano e estratégias de planeamento do território.
Nas maiores urbes da África Ocidental verifica-se um crescimento acelerado e uma falta de pensamento de organização e planeamento para as periferias. Os arquitectos formados deverão estar preparados para pensar em estratégias que garantam espaços urbanos ordenados e habitação condigna nas zonas periféricas. A par deste controlo do espraiar da cidade, o arquitecto deverá preocupar-se com a requalificação/revitalização dos aglomerados urbanos e rurais já conformados e a conservação/reabilitação dos centros históricos.

Há ainda muitas zonas nos países em vias de desenvolvimento que não possuem infra-estruturas básicas, como água, saneamento, electrificação rural e estradas. O desenvolvimento sustentável do país depende necessariamente de projectos de expansão e de melhoria destas infra-estruturas de base. Tendo em conta esta prioridade, que é comum a todos os países da África Ocidental, o Curso do M_EIA garantirá uma forte componente técnica e formará arquitectos com competências para trabalhar de forma integrada em equipas multidisciplinares, compostas por várias especialidades, nomeadamente engenheiros civil e do ambiente.

O arquitecto deverá possuir autonomia para analisar soluções de engenharia civil. A relação entre o arquitecto e o engenheiro não deverá ser de substituição, mas de não dependência. O plano de estudos contempla laboratórios de práticas construtivas e de preparação para dirigir Obras.

O M_EIA está empenhado e determinado no desenho de um Curso de Arquitectura, porque sente a urgência latente de alternativas para o Ensino de Arquitectura em Cabo Verde. O pensamento para o Curso de Arquitectura privilegiará por isso um rumo de ensino que vá ao encontro do desenvolvimento sustentado de espaços geográficos, no sentido da melhoria da qualidade de vida das populações com a criação de ambientes edificados harmoniosos, que respeitem os valores patrimoniais e o ambiente natural.

Estrutura do curso