Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura
MINDELO | S.VICENTE - CABO VERDE

DESIGN . Curso de Licenciatura

DESIGN . Curso de Licenciatura

A área da comunicação visual encontra-se em permanente estado de mutabilidade, com a introdução de novos softwares e nova linguagens e códigos visuais. O curso de Licenciatura em Design de Comunicação, pretende ao longo do curso dotar o estudante com os conhecimentos técnicos e capacidade crítica para responder a um mercado cujas coordenadas envolvem continuamente a necessidade de auto–actualização e é uma necessidade vital.

Dentro do leque amplo do Design de Comunicação, oferecido pelas linguagens ao dispor da design digital e do design ‘mecânico’, a abordagem da cultura visual, a aprendizagem de técnicas e software, a experimentação e o desenvolvimento de projectos individuais e de grupo são parte integrante do programa curricular. As áreas de abrangência e especialização no âmbito do curso são as seguintes:
[list]
[*]- Design; que tem como a base a utilização da linguagem visual a nível, por exemplo do desenvolvimento e execução de conceitos gráficos que incluem a coordenação entre imagem e texto, e o desenvolvimento de conceitos gráficos no que respeita a identidade de produtos ou serviços.
[*]- Publicidade; incidência sobre as relações entre conceito e imagem, e o valor do conceito ou imagens como propulsionador de projectos, que têm em conta as condicionantes e características de espaços e contextos sociais onde as relações entre texto, ideia e imagem conjuntamente constroem significados
[*]- Ilustração; a interpretação de ideias e conceitos como base fundamental para desenvolver imagens com poder de comunicar conceitos de forma efectiva
[*]- Multimédia; a imagem em movimento, aplicada a imagem de produtos, empresas e instituições, com a capacidade de comunicar ou suscitar dinâmicas e fluxos de emoção e informação em relação a conceitos e imagens
[/list]

Duração do Curso
4 anos full-time

Perfil de entrada
O curso destina-se a candidatos com o 12º ano de escolaridade ou outras formações consideradas afins

Processo de selecção
Segundo entrevista e prova de expressão artística. A prova de expressão artística é realizada após quatro sessões de preparação facultativas e gratuitas. A entrevista tem como finalidade discutir o potencial, motivação e objectivos do candidato.

Estrutura do Curso

O primeiro ano do curso de Design de Comunicação tem um tronco comum com o curso de Artes Visuais, na medida em que visa dotar o estudante com conhecimentos gerais a nível da Historia da Arte e do Design e experimentação de diferentes técnicas de criação a nível das artes visuais e do design. Durante este ano o ênfase centra-se na capacidade do estudante em (auto) motivar-se, formular e expressar ideias de forma criativa através da manipulação da materiais. O primeiro ano tem como disciplinas nucleares: História da Arte, Introdução as Artes Visuais e ao Design, Desenho, Metodologia, Geometria, Integração (Língua e Cultura)

O Segundo ano do curso tem como pressuposto principal a discussão profunda do papel do design e as estratégias comunicativas ano serviço do Marketing e da publicidade em diferentes contextos de modo a proporcionar a experimentação e leituras em relação ao potencial do Design de comunicação e da tecnologia digital
As disciplinas nucleares no segundo ano são: Historia do Design, Atelier de Design, Desenho, Cultura Visual e Oficinas práticas (cerâmica, audiovisual, testeis, impressão, metais). Durante o decorrer deste ano o estudante desenvolvera a prática da metodologia do através de projectos individuais e de grupo.

Durante o terceiro ano do curso, o estudante desenvolvendo projectos de design nas áreas que delineou para a sua especialização, caminha em direcção a uma prática essencialmente crítica e consciente das condicionantes e potencial sócio-cultural das ilhas articulada com práticas profissionais criativas contemporâneas. Os “briefs” para os projectos de design, propostos aos estudantes, quando pertinentes, inserem-se em contextos de projectos de intervenção sócio-cultural em andamento a nível de ONGs e outras organizações activas nas ilhas de São Vicente e Santo Antão. Pretende-se deste modo que o estudante possa formular visões profissionais a partir da prática de trabalho. Disciplinas nucleares: Atelier de Design, Estudos de Design, Estética, e disciplinas teóricas Optativas

Durante o quarto ano do curso, o estudante tendo já delineado e desenvolvido o seu processo de trabalho durante o terceiro ano nas suas áreas de especialização deverá optar pela via de Projecto ou a via de Ensino.
A via de Projecto proporcionará ao estudante o desenvolvimento de projectos delineados pelos seus interesses e áreas de especialização, com vista à aplicação de facto dentro de um determinado contexto sócio-cultural e económico.
A via de ensino que visa através de disciplinas pedagógicas e estágio profissional no contexto escolar, proporcionar ao estudante as competências pedagógicas, e ética de trabalho para exercer a profissão de professor/a da via artística no ensino secundário.

Saídas Profissionais
Cabo Verde importa cerca de 90% dos bens consumidos no país. O panorama é similar nas áreas económicas criativas, como por exemplo, a nível de publicidade e webdesign. Cabe ao Designer criar espaço para a sua intervenção nos sectores educativo, empresarial e sector publico através de um conhecimento profundo das realidades locais a nível sócio-cultural e económico aliado a capacidade critica e conceptual, num mundo em que a internet e a tecnologia digital abrem perspectivas de visibilidade e participação a nível global. Faz-se sentir a carência no que respeita a integração de quadros desta natureza nos vários sectores privado e publico de modo a potenciar novos produtos e serviços, melhorar as estratégias de comunicação entre instituições e os públicos alvo e a concretização os objectivos do currículo da via artística no ensino secundário.

Licenciatura de Design de Equipamento

O curso de licenciatura de Design de Equipamento, reflecte a noção de que o design tem como plataforma primária responder as necessidades dos indivíduos dentro de contextos particulares ou gerais. O conhecimento das realidades contextuais é importante para articular visões do futuro, visões de uma sociedade mais fluida, com maior qualidade de vida e aproveitamento dos recursos endógenos segundo estratégias sensíveis ao ambiente e sustentabilidade.

Este curso proporciona ao estudante um olhar direccionado para o potencial espaço de intervenção do designer em países com carências próximas a Cabo Verde, devido ao elevado número de importação de equipamentos do exterior e baixa produtividade nacional. Por outro lado o curso proporciona espaços de reflexão sobre o património cultural local a nível do artesanato e o contacto e aprendizagens provenientes das indústrias criativos a nível do artesanato e do design na África Oeste. Tendo em conta as bases culturais, matérias e saber existente em Cabo Verde o curso de Design de Equipamento proporciona a especialização nas áreas de design de mobiliário e equipamentos, design de cerâmica, e design têxtil.

Duração do Curso
4 anos full-time

Perfil de entrada
O curso destina-se a candidatos com o 12º ano de escolaridade ou outras formações consideradas afins

Processo de selecção
Segundo entrevista e prova de expressão artística. A prova de expressão artística e realizada após quatro sessões de preparação facultativas e gratuitas. A entrevista tem como finalidade discutir o potencial, motivação e objectivos do candidato.

Estrutura do Curso

O primeiro ano do curso de Design de Equipamento tem um tronco comum com o curso de Artes Visuais e de Design de Comunicação, na medida em que visa proporcionar ao estudante um conhecimento geral a nível de Historia da Arte e do Design e experimentação de diferentes técnicas de criação a nível das Artes Visuais e do Design.
Neste primeiro ano o ênfase centra-se na capacidade do estudante em (auto) motivar-se, formular e expressar ideias de forma criativa através da manipulação de materiais. O primeiro ano tem com disciplinas nucleares: História da Arte e do Design, Introdução as Artes Visuais e ao Design, Desenho, Metodologia, Geometria, Integração (Língua e Cultura)

Durante o segundo ano, será realizada uma abordagem que assenta na contextualização e criação de um espaço para o design de produtos dentro da sociedade de baixa produção de produtos e escassez de matéria-prima, tendo em conta potencial de intervenção e inovação próprios do design. Este ano incide no desenvolvimento da metodologia do projecto e na exploração das diferentes áreas do design (mobiliário, têxteis, e cerâmica) segundo diferentes "briefs" de projectos assentes na exploração de técnicas e materiais em módulos de Oficinas de trabalho e sessões de Workshops. Disciplinas nucleares: Historia do Design, Atelier de Design, Desenho, Cultura Visual e Oficinas práticas (como por exemplo: cerâmica, têxteis e materiais duros).

Durante o terceiro ano do curso, o estudante desenvolve relações próximas com os artesão, técnicos e populações locais através de “briefs” académicos para projectos individuais e de grupo ou no âmbito de colaborações com ONGs e outras organizações, com projectos em andamento de intervenção sócio-económica, de modo a explorar o potencial a nível de técnicas e matérias como também das necessidades humanas. Pretende-se deste modo que o estudante construa uma visão pessoal das necessidades e expectativas de mercado aliado a experiência em resolver problemas práticos, sejam no âmbito de um projecto de exploração de novas respostas a soluções existentes, ou de problemas novos, por exemplo, inseridos no quotidiano de uma comunidade. Disciplinas nucleares: Atelier de Design, Estudos de Design, Estética e disciplinas teóricas Optativas

Durante o quarto ano do curso, o estudante tendo já delineado e desenvolvido o seu processo de trabalho durante o terceiro ano nas suas áreas de especialização devera optar por desenvolver a via de Projecto ou a Via de Ensino.
A via de Projecto proporcionara ao estudante o desenvolvimento de projectos delineados pelos seus interesses e áreas de especialização, com vista aplicação de facto e pertinentes dentro de um contexto sócio-cultural económico.
A via de Ensino, que visa através de disciplinas pedagógicas e estágio no contexto escolar proporcionar ao estudante as competências pedagógicas para poder exercer a profissão de professor da via artística no ensino secundário.

Saídas Profissionais

Durante o decorrer de uma Licenciatura no M_EIA, o ênfase na pedagogia e empreendedorismo é vincado, na medida em que para o profissional que queira desenvolver as suas actividades criativas a nível do design de equipamento, não existe uma indústria de produção significa em Cabo Verde como também o tecido empresarial e comercial e sector educativo não estão ainda sensibilizados para o desenvolvimento de um mercado de produção e consumo interno com base em conceitos e materiais endógenos. Cabe como desafio ao Designer criar o seu espaço de intervenção e demonstrar ao sector empresarial a mais valia e potencial do Design de qualidade.