Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura
MINDELO | S.VICENTE - CABO VERDE

CET Centro de Estudos Transculturais

Cabo Verde possui um passado intercultural complexo, que remonta a sua descoberta por volta de 1460. O fluxo de emigração e imigração e comércio caracterizam uma sociedade ‘crioula’ com uma matriz cultural assente em costumes e línguas diversas que se justapuseram, nomeadamente provenientes das culturas: portuguesa, africana, judaica e inglesa, que deixaram vestígios no mosaico cultural. Mais recentemente, por exemplo por via da diáspora, do turismo e da Internet as dinâmicas nos contextos urbanos e rurais encontram-se cada vez mais expostos a fluxos de comportamento. O CET pretende abordar as dinâmicas culturais emergentes a nível local dentro de um contexto alargado de Cabo Verde no mundo.

As actividades do CET passam pela: gestão de projectos; pesquisa com fins práticos no âmbito de projectos de intervenção cultural e social em curso; organização de seminários/simpósios.
O CET, através da sua network de colaboradores, oferece um serviço de consultadoria cultural e criativa no âmbito do contexto cabo-verdiano. Dentro deste âmbito o CET tem produzido trabalho para entidades diversas, nomeadamente na revitalização do património urbano e rural e desenvolvimento social em cooperação ou a pedido da Cooperação Espanhola em Cabo Verde, do Ministério da Cultura de Cabo Verde e Câmaras Municipais.

O M_EIA possui um centro de estudos activo o CET Centro de Estudos Transculturais, dedicado ao estudo das dinâmicas culturais emergentes da intersecção, diferença e multiplicidade, e um outro centro de estudos, o C_IAP Centro de Investigação Aplicada, este voltado para tecnologias no domínio do habitat e arquitectura sustentável e ainda no de “food design” para os sectores da pesca, da agricultura, da pecuária, bem como no ambiental numa perspectiva de desenvolvimento sócio-económico.

O CET, que é o resultado do trabalho que M_EIA desenvolve a nível de criar respostas de aplicação prática, dinamizadoras das realidades culturais de comunidades. O C_IAP emerge do saber acumulado na ilha de Santo Antão com Projectos de Intervenção comunitária de matriz cultural no meio rural. O desenvolvimento e actividades dos centros de estudo estão voltados para uma praxis que assenta na análise directa de problemáticas sócio-culturais latentes e emergentes nas comunidades e no desenvolvimento de metodologias de aplicação interdisciplinares e participativas.