Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura
MINDELO | S.VICENTE - CABO VERDE

SeEMINÁRIO PADRÕES URBANOS

Nos dias 16, 17 e 18 de outubro, decorreu no M_EIA, o Seminário "Padrões Urbanos, Teorias e Normas. A situação Cabo Verde".

O Seminário teve uma ampla participação, com a presença assídua de estudantes de arquitetura, do M_EIA e do Instituto Piaget, de representantes da Câmara Municipal de São Vicente e da sociedade civil. Nas suas intervenções, Sérgio Valassi partiu de uma síntese das origens do planeamento urbano moderno e dos princípios da legislação do ordenamento do território, para questionar as lógicas subjacentes ao zoning e à definição de redes de serviços e equipamentos, e para problematizar os custos da urbanização.

Foram sessões que estimularam debates centrados nos desafios do ordenamento do território de Cabo Verde e, em particular, de São Vicente e Mindelo. A existência ou inexistência de planos urbanísticos eficazes, vantagens e desvantagens associadas, modelos de intervenção alternativos que salvaguardem os interesse comuns, foram alguns dos tópicos mais vibrantes nas discussões tidas na sala de Desenho do M_EIA.

No fim, ficou evidente uma ambição comum: melhorar o espaço urbano de Mindelo, melhorando a qualidade de vida dos mindelenses!

Saturday, October 19, 2019