Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura
MINDELO | S.VICENTE - CABO VERDE

.

Descrição do curso
Estima-se que cerca de 40% das competências essenciais às profissões do futuro são diferentes das exigidas hoje. Neste sentido, profissionais dos mais diversos domínios de atuação vêm-se desafiados a desenvolver novas competências. Essas novas competências passam pelo desenvolvimento de outros tipos de inteligência, além da inteligência linguística e lógico-matemática tradicionalmente mais valorizadas, bem como o desenvolvimento do potencial criativo.
Este mestrado surge, assim, como resposta diferenciadora a esta desafiante necessidade. Conferindo o grau de mestre, pretende proporcionar aos profissionais, a oportunidade única de contactar com os conhecimentos mais recentes nos domínios da Inteligência Emocional e Criatividade, assim como o acesso a experiências provenientes de práticas inovadoras bem sucedidas.
O mestrado é abrangente, apresentando um currículo diversificado e com uma forte componente prática e vivencial. Será conduzido por um conjunto de especialistas e investigadores internacionais e nacionais que recorrem essencialmente a metodologias ativas onde a aprendizagem se constrói em torno da observação, experimentação e autonomia de pensamento.
Para além do contacto com um corpo docente com elevada experiência nas áreas curriculares que disponibiliza, este mestrado proporciona aos estudantes a oportunidade de criar, implementar e avaliar novas metodologias de intervenção. Ao longo do curso haverá momentos imersivos de forma a aprofundar e consolidar aprendizagens.

2. Duração do Mestrado:
2 anos

3. Perfil de entrada
O curso destina-se a candidatos com formação superior ou equivalente em diversos domínios do conhecimento

4. Estrutura do Curso
O primeiro ano do mestrado em Educação Emocional e Criatividade Aplicada visa dotar o estudante com conhecimentos sólidos em inteligência emocional e estratégias de resolução criativa de problemas. Também proporciona o desenvolvimento da metodologia do projeto com aplicação na comunidade. As diferentes disciplinas encontram-se articuladas sendo que as disciplinas do primeiro e do segundo semestres funcionam como dois blocos.
Durante o segundo ano do mestrado, o estudante irá desenvolver a sua dissertação de acordo com os seus interesses, com vista à aplicação de facto dentro de um determinado contexto sócio-cultural e económico.

5. Organização  Curricular
A organização curricular do mestrado segue as seguintes modalidades:
1 - À distância: Representando a maior parte da carga horária do curso, esta fase constituiu-se de aulas e tarefas definidas pelos docentes, tendo como suporte o Moodle como plataforma de gestão de aprendizagem. Além das aulas, os professores das disciplinas oferecerão aos alunos acompanhamento didático-pedagógico em datas pré-determinadas.
2 - Presencial/Intensiva: Ocorrerá em sala de aula e/ou laboratório, ou em contexto comunitário. Esta fase englobará uma parte da carga horária, estabelecida na proposta do curso, e ocorrerá em períodos determinados, de acordo com o plano estabelecido. Esta fase é fortemente recomendá-
vel mas não obrigatória.

6. Reconhecimento internacional
do mestrado
O mestrado segue o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) permitindo o reconhecimento do grau académico no estrangeiro

7. Carga horária
Carga horária semanal de 9 horas:
3 aulas , 3 vezes por semana com a duração de 3 horas cada

6. Processo de seleção
A seleção dos candidatos será feita mediante entrevista obrigatória e apreciação curricular por um júri designado pelo Conselho Científico. Na apreciação curricular serão tidos em conta os seguintes elementos:
- Curriculum vitae
– Experiência profissional relevante na área de ensino, formação, gestão, ciências sociais e áreas afins.
- Motivação avaliada através de carta de motivação
- Outros elementos que a equipa de coordenação considere relevantes

7. Saídas Profissionais
Esta área é muito abrangente, sendo transversal a todos os domínios. São portanto, diversas as organizações e os sectores da sociedade onde poderá trabalhar desde jardins de infância, escolas, universidades, empresas, câmara municipais, ministérios, associações recreativas, centros de apoio a crianças, jovens e idosos e portadores de deficiência. O curso dá-lhe igualmente ferramentas para despertar em si o empreendedorismo.

8. Inscrições (documentação)
- Certificado de habilitações literárias
- Carta de Motivação (até uma página)
- CV abreviado
- Fotocópia do BI

Data limite - 1 março de 2022

9. Propinas
Mensal:
15 000 ECV / 136€ x 10
7500$ inscrição / 68€

Formas de pagamento:
Mensal / trimestral / semestral

10. Calendarização
O Mestrado arranca com um mínimo de 20 inscritos (máximo 25)

1.º Semestre
4 de Abril a 14 de Outubro
Interrupções: 18 a 22 abril - 1 a 31 agosto 2022

2.º Semestre
24 Outubro 2022 a 28 Abril 2023
Interrupções: 19 Dez a 3 Jan 2023 - 20 a 24 Fev - 3 a 7 de Abril

Momentos presenciais:
1.º Semestre: 4 semanas do mês de julho 2022
2.º Semestre: 4 semanas do mês de março 2023

Notas:
1- O curso é ministrado em regime blended learning, iniciando em modo à distância durante as 11 semanas iniciais (4 abril a 30 junho de 2022), seguido de um momento presencial intensivo, a um terço da finalização do 1.º semestre (4 semanas do mês de julho); restantes semanas em modalidade a distância.
2- Durante o 2.º Semestre, o momento presencial decorre durante as 4 primeiras semanas de março de 2023.

11. Plano de Estudos

1. Fundamentos do Desenvolvimento Cognitivo, Emocional e Comportamental
O ser humano lida em permanência com um meio extremamente complexo, gerindo um número incrível de estímulos. Vestígios de processos cognitivos imperceptíveis e quase sempre inconscientes, são responsáveis por reações emocionais e comportamentais que ultrapassam as fronteiras da racionalidade. Nesta disciplina iremos aprofundar os aspetos cognitivos (distorções cognitivas e sistemas de crenças) que estão por detrás das perturbações emocionais e os princípios da mudança comportamental.

Docentes: Cláudia Gonçalves, Teresa Andrade e Géssica Peres

Cláudia Gonçalves:
Doutorada em Biologia/Neurociências pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (Portugal), Mestre em Psicologia Social pela Universidade de Moncton (Canadá) e licenciada em Psicologia Clínica, pela Universidade de Lisboa (Portugal) e Universidade de Bordeaux Ségalen (França).
Tem experiência em docência no ensino superior, formação e trabalho com crianças, sendo co-autora de um livro didático para crianças.
É também embaixadora de TReND in Africa em Cabo Verde e membro do Comité de Direção do Karanga: The Global Alliance for SEL (social emotional learning) and life skills.

Teresa Andrade:
Doutorada em Ciências Sociais pela Universidade de Oriente (Cuba), Pós-graduada em Técnicas e Estratégias de Investigação Social Aplicada e Licenciada em Psicologia Clínica Dinâmica pela Universidade de Coimbra.
É também docente universitária, formadora, e tem vasta experiência como psicoterapeuta e em orientação escolar e profissional.

Géssica Peres:
Doutoranda em Medicina e Ciências da Saúde na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil) e Mestre em Neurociências Cognitivas e Comportamentais pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Ispa) e Universidade Católica Portuguesa (UCP), tendo desenvolvido sua pesquisa no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), Portugal. É gradu-
ada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Brasil.

2. Criatividade e inovação
Os contornos atuais reforçam a importância da criatividade, particularmente no contexto educativo. Enquanto isso, a promoção das competências criativas é legitimada pela investigação. Assim, nesta disciplina não só serão aprofundados os conceitos e teorias que suportam a criatividade e a inovação, como também desenvolvidas pela prática em contexto, as habilidades criativas e de resolução criativa de problemas. Da teoria à prática, passando pela reflexão, estarão criadas as condições para o despertar e potenciar das competências de criatividade e inovação, em cada participante.

Docente: Ivete Azevedo

Ivete Azevedo:
É Pós-doutorada em Criatividade Aplicada, investigadora, formadora, docente e consultora internacional na área da educação. É embaixadora da criatividade em Portugal e detentora exclusiva dos direitos e responsável pela validação do teste internacionalmente reconhecido de avaliação da criatividade para Portugal. Tem vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e tem também formação em educação Emocional.

3. Desenvolvimento Pessoal
O desenvolvimento pessoal é uma atividade constante que implica um investimento ativo em si mesmo. Está diretamente ligado ao aumento das capacidades individuais, realização de metas pessoais e profissionais e também da habilidade de proporcionar benefícios coletivos. Nesta disciplina iremos explorar as necessidades intrínsecas ao ser humano que motivam o seu desenvolvimento, bem como a forma de satisfazê-las, de modo a alcançar maior qualidade de vida e bem estar geral.

Docentes: Cláudia Gonçalves e Sofia Pérez
Cláudia Gonçalves: ver ponto 1

Sofia Pérez:
Gestora, coach (ACSTH) individual e de equipas, com formação acreditada pela ICF, formadora, autora, organizadora e facilitadora de eventos na área do Desenvolvimento Pessoal. O seu trabalho integra uma função transpessoal pretendendo compreender cada ser humano na plenitude das suas dimensões e desenvolver a sua capacidade de resiliência adaptativa. Parte da busca de uma integração interna entre o corpo e a mente: razão, emoção, sensação e intuição.

4. Comunicação e Expressão
Apesar de vivermos na era da informação ou do conhecimento, estes só se tornam poder quando comunicados e transformados em ação. Assim, o desenvolvimento das habilidades comunicativas é um fator determinante para o sucesso e realização pessoal e profissional. Esta disciplina visa portanto desenvolver competências de comunicação, tanto orais como escritas e com recurso a tecnologias.

Docentes: João Medina, João Delgado e Sofia Pérez

João Almeida Medina
Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense e licenciado em Comunicação (habitação em jornalismo) pela Universidade Federal Fluminense. É docente, investigador e editor/coordenador do jornal cabo-verdiano A Semana.

João Delgado:
Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade de Valladolid (Espanha), Mestre em Linguística pela Universidade do Porto e Licenciado em Estudos Cabo-verdianos e Portugueses pela Universidade do Mindelo (Cabo Verde). É formador em escrita criativa e tem vasta experiência como professor de Língua Portuguesa e de Latim.

Sofia Pérez: ver ponto 2

5. Educação Financeira (Optativa)
Ao longo da vida, existem cada vez mais decisões financeiras que uma pessoa deve tomar. A educação financeira, embora ainda muito pouco explorada no contexto escolar, é importante em qualquer idade, independentemente do nível de rendimentos. Gradativamente, tem-se percebido a relevância da inserção de conceitos sobre Educação Financeira nas escolas, pois tal iniciativa tem um impacto no desenvolvimento do país e de seus habitantes, tornando-os cidadãos mais conscientes, críticos, responsáveis e atentos às oportunidades financeiras.

Docente: Cilene Sena

Cilene Sena:
Doutoranda em Ciências Económicas e Empresariais na Universidade do Algarve (Portugal), Mestre em Gestão de Empresas pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e Licenciada em Gestão pelo ISCEE – Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (Cabo Verde). É também consultora financeira, docente, formadora e gestora de eventos.

6. Ciclo de Seminários de Investigação em Educação (Optativa)
A atividade científica desenvolvida pela comunidade educativa é de extrema importância e a disseminação da investigação produzida contribui, não só para ampliar conhecimentos e fomentar a reflexão crítica, como também para desenvolver o gosto pela investigação científica.
Esta disciplina inclui um total de 16 seminários que se destinam a apresentar e debater resultados de investigações, obtidos sobretudo por investigadores cabo-verdianos.

Docentes: vários investigadores convidados da área de Educação e áreas afins

7. Intervenções Baseadas em Mindfulness e Consciência Corporal
Esta disciplina surge no sentido de promover o desenvolvimento de competências pessoais, de âmbito atencional, atitudinal, ético e relacional, baseadas nas abordagens de Mindfulness. Estas abordagens têm vindo a ser investigadas durante as últimas 4 décadas, demonstrando resultados positivos no aumento do bem-estar físico, psicológico, social e relacional. A investigação realizada revela que esta metodologia promove a capacidade de descentração da experiência, de ganhar uma perspetiva diferente, de afetividade positiva e menor reatividade emocional, de memória e redução de níveis de stress e ansiedade. A oficina de movimento consciente, que irá desenvolver a habilidade de estar presente no corpo, pode fomentar a capacidade de interromper respostas automáticas e habituais ao stress e possibilitar estratégias regulatórias mais adaptativas.

Docentes: Teresa Ranieri e Cristina Quadros

Teresa Ranieri:
É Mestre em Pedagogia da Dança e Pesquisa de Movimento pela Universidade Bruckner (Áustria) e mestranda em Ensino de Intervenções Baseadas em Mindfulness (Bangor University, Reino Unido)
e é Licenciada em Pesquisa de Movimento pela Universidade Bruckner (Áustria).
Percorreu os grandes palcos do mundo como bailarina (ballet e dança contemporânea), já foi docente universitária. Recebeu também formação em movimento psicossomático. Hoje é facilitadora de cursos baseados em Mindfulness em diferentes contextos.

Cristina Quadros:
É licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra. Pós-Graduada em Consulta Psicológica e Psicoterapia e em Intervenção Cognitivo Comportamental. Especialista em Psicologia da Educação, pela Ordem dos Psicólogos Portuguesescom especialidade avançada em Terapias de 3ª Geração para Crianças e Adolescentes. Foi Presidente da Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses e é formadora e facilitadora de Programas de MBSR – Mindful Based Stress Reduction. Exerceu, entre 1990 e 2016, funções em Serviços de Psicologia e Orientação do Ministério da Educação de Portugal. Exerce em contexto privado consulta de desenvolvimento e aprendizagem, consulta de desenvolvimento vocacional e de carreira e consulta de bem-estar e redução de stress. Tem desenvolvido e implementado projetos na área das competências socioemocionais e da promoção do bem estar, com base nas práticas contemplativas e mindfulness.

8. Educação Emocional para Crianças e Adolescentes
O desenvolvimento sócio emocional é um processo basilar ao crescimento saudável da criança e um pilar para o estabelecimento de relações positivas entre pares na adolescência. Neste sentido, a capacitação nesta área revela-se como premente para conceber e implementar em contexto educativo metodologias e estratégias que sejam potenciadoras do desenvolvimento sócio emocional e respeitem as especificidades de cada criança ou jovem.

Docentes: Carla Colaço, Constança Azevedo, Paula Nicolau e Graziele Fülber

Carla Colaço:
Doutorada em Psicologia no ISCTE-IUL, com investigação na análise do impacto das práticas de brincadeira e do playfulness nas crianças e cuidadores participantes no Projeto Piloto “Playgroups for Inclusion - Grupos Aprender Brincar e Crescer”. Com Mestrado em Psicologia das Emoções, tem dedicado o seu percurso académico e profissional à conceção e implementação de projetos socioeducativos em contexto escolar e comunitário, com enfoque na aplicação de metodologias participativas na infância, adolescência e parentalidade. Formadora certificada, com especialidade na área comportamental desde 2001, é atualmente membro da Equipa de Monitorização e Avaliação (M&A) das Academias Gulbenkian do Conhecimento. Este programa tem como missão implementar e avaliar metodologias inovadoras no desenvolvimento de competências sociais e emocionais em crianças e jovens em contexto educativo e comunitário em Portugal.

Constança Azevedo:
É mestre em Desenvolvimento da Criança pela Faculdade de Motricidade Humana (Portugal), Licenciada em Educação Física pelo Instituto superior em educação Física (Portugal). Especialização em deficiência mental e motora. Bailarina e coreógrafa de danças de fusão. Formadora de professores desde 2000 na área do desenvolvimento pessoal e social.

Paula Nicolau:
É doutoranda em Formação de Professores – Educação Especial, no Instituto de Educação – Universidade de Lisboa, Mestre em Ciências da Educação – Educação Especial – Domínio cognitivo e motor, pela Universidade Lusófona de Lisboa. É também licenciada em Ensino da Geografia, pela Universidade de Lisboa com especialização em Educação Especial (problemas de cognição). É atualmente formadora e docente do Quadro de Agrupamento, no grupo 910.

Graziele Fülber:
Doutoranda em Estudos da Criança na Linha de Pesquisa em Sociologia da Infância na Universidade do Minho - Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e licenciada em Pedagogia (Educação Infantil) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS. Tem especialização em Educação Especial e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa com Bebés, Educação Emocional dos Bebés, Educação de Surdos, Yoga com Bebés, Geografia da Infância e Estudos da Criança.

9. Inteligência e Comunicação
No âmbito das características e necessidades atuais na educação, esta disciplina visa promover o desenvolvimento de diversas competências essenciais ao desenvolvimento integral do ser humano no Séc. XXI. O conhecimento dos diferentes tipos de inteligências a partir de uma perspetiva sistémica aliada a estratégias de comunicação autêntica e empática permitem que cada participante possa aprender mais sobre si mesmo, sobre os outros, relacionando-se com o mundo à sua volta de forma mais consciente, empreendedora e construtiva. Assente numa base prática e vivencial a teoria destes conteúdos ganhará crescente relevo no contexto pedagógico em que cada participante está imerso no seu dia a dia.

Docentes: Helena Rodrigues, Constança Azevedo e Carlos Pereira

Helena Rodrigues:
É mestre em Psicopedagogia Perceptiva pela Universidade Moderna de Lisboa e licenciada em Artes Plásticas pela Universidade do Porto. É consultora e criadora de programas na área de educação. Tem especialização em “qualidade de relação e comunicação”, Pedagogia e Educação Pela Arte. É autora de livros e programas pedagógicos e criadora de programas de rádio.

Constança Azevedo: ver ponto 8

Carlos Pereira:
É Mestrando em Educação Física e Licenciado em Educação Física e Desporto. Professor, formador e coordenador pedagógico em vários projetos de intervenção pedagógica. Tem larga experiência profissional com populações especiais. Várias formações na área da Representação, Teatro, Dança, Criatividade, Clown e outras. Coordenador pedagógico (Animador de Projeto) durante vários anos em programa de combate à delinquência juvenil, violência nas escolas e consumo de substâncias.

10. Metodologias Ativas e de Investigação em Educação
O modelo de atuação do professor/educador é fundamental para proporcionar às crianças e jovens aprendizagens significativas e que sejam potenciadoras do desenvolvimento de competências fundamentais para uma vivência em pleno e com respeito pelo outro e pelo meio em redor. Desta forma, o aprofundamento de conhecimentos acerca das dinâmicas relacionais e dos mecanismos e estratégias para facilitar processos de aprendizagem auxiliam o professor/educador na busca de soluções inovadoras para ultrapassar a diversidade de desafios que surgem diariamente em contexto educativo.

Docentes: Helena Rodrigues, Carla Colaço e Paula Nicolau (ver pontos 8 e 9)

11. Saúde, Intervenção Social e Sustentabilidade
A crise ambiental global reconhecida pela comunidade internacional desde a década de 70 e os problemas de saúde recorrentes e reemergentes, constituem problemas sérios que põem em risco não só o bem estar e a qualidade de vida, como também a própria sobrevivência de populações. Deste modo, a disciplina pretende reforçar a atenção e o conhecimento no que se refere às relações entre saúde (física e mental) e ambiente, fomentar uma consciência de responsabilização pela própria saúde bem como a necessidade de intervenção na área da saúde, tendo a sustentabilidade como princípio orientador.

Docentes: António Pinto, Blandine Mélis e Cláudia Gonçalves

António Pinto:
Doutorado em Biologia Básica e Aplicada pela Universidade do Porto, Mestre em Parasitologia Médica pela Universidade Nova de Lisboa e Licenciado em Biologia pela Universidade de Cabo Verde. Tem também especialidade em Biodiversidade marinha. É atualmente docente e investigador na Universidade Técnica do Atlântico (Cabo Verde).

Blandine Mélis
É mestre em oceanologia com especialização em proteção do ambiente marinho, pela Universidade de Marseille (França). Licenciada em Biologia marinha pela Universidade de Lille (França). É consultora e possui vasta experiência em Gestão de Projetos e liderança de ONG em vários países.

Cláudia Gonçalves: ver ponto 1
12. Educação Pela Arte
A arte é uma das linguagens mais ancestrais do ser humano e como tal comporta em si uma qualidade de expressão que enriquece amplamente o desenvolvimento do ser humano.
Nesta disciplina iremos fazer uma imersão nas diversas expressões artísticas com o intuito de promover e aprofundar competências fundamentais como a imaginação, o pensamento criativo, a sensibilidade e a autoconfiança, o desenvolvimento sensorial, motor e afetivo/emocional.
A dimensão artística-social-comunitária será integrada através da expressão cultural individual de cada participante onde será também contemplada a mediação de conflitos através de diversas técnicas e dinâmicas artísticas.

Docentes: Valdemar Lopes, Helena Rodrigues e Constança Azevedo

Valdemar Lopes:
É doutorado em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Mestre em Comunicação Educacional Multimédia pela Universidade Aberta e Licenciado em Ensino Educacção Visual. É também pós-graduado em Empreendedorismo e Serviço Social. Tem uma vasta experiência como docente em Cabo Verde e Portugal em domínios ligados à Educação Artística. É formador de professores e atual diretor do M_EIA

Helena Rodrigues e Constança Azevedo (ver pontos 8 e 9)

Tuesday, December 14, 2021
Anexos: 
AttachmentSize
MEECA_brochura_141221.pdf272.87 KB