Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura
MINDELO | S.VICENTE - CABO VERDE

ACS (African Children’s Stories) 
/ Contos infantis africanos

ACS (African Children’s Stories) 
/ Contos infantis africanos
No âmbito do programa ACS, hoje decorreu no M_EIA uma formação com 18 professores, 8 da Escola Secundária Jorge Barbosa e 8 do Liceu Ludgero Lima.
A formação está contextualizada num programa promovido pela Fundação Ducere, uma organização australiana comprometida com a melhoria da qualidade da educação pública em África.
O programa foi criado para encorajar as crianças a escreverem histórias baseadas na sua imaginação, nas suas experiências da vida real ou nas histórias contadas pelos mais velhos. Até o momento, a Ducere Publishing editou sessenta coleções e distribuiu mais de 100.000 contos e histórias escritas por estudantes de vinte e cinco (25) países africanos, incluindo Gana, Ruanda, Zâmbia, Gana, Etiópia, Senegal e Ilhas Maurício. Nos próximos dez anos, a Fundação Ducere pretende expandir o programa ACS para todos os outros países africanos, começando este ano com a sua implementação em cinco países incluindo Cabo Verde.
Em Cabo Verde, o programa pretende intervir em quatro a seis escolas (ensino básico e Secundário) nas quais vinte professores serão formados para acompanhar os seus alunos durante todo o processo de produção de contos e histórias.

As condições reunidas pelo programa fazem-nos acreditar que num próximo encontro estaremos novamente juntos, com a participação dos alunos cabo-verdianos envolvidos neste programa, no lançamento da 1ª coleção de Contos Infantis Africanos escritos pelas nossas crianças.

Saturday, March 16, 2024
Anexos: 
AttachmentSize
ACS_HistoriesFormação_CaboVerde.jpg215.99 KB