Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura
MINDELO | S.VICENTE - CABO VERDE

Error message

  • Deprecated function: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; views_display has a deprecated constructor in include_once() (line 3473 of /home/meia/public_html/m_eia/includes/bootstrap.inc).
  • Deprecated function: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; views_many_to_one_helper has a deprecated constructor in require_once() (line 127 of /home/meia/public_html/m_eia/sites/all/modules/ctools/ctools.module).
  • Deprecated function: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls in menu_set_active_trail() (line 2396 of /home/meia/public_html/m_eia/includes/menu.inc).

ARTES PLÁSTICAS . Curso de Licenciatura

O curso de licenciatura de Design de Equipamento, reflecte a noção de que o design tem como plataforma primária responder as necessidades dos indivíduos dentro de contextos particulares ou gerais. O conhecimento das realidades contextuais é importante para articular visões do futuro, visões de uma sociedade mais fluida, com maior qualidade de vida e aproveitamento dos recursos endógenos segundo estratégias sensíveis ao ambiente e sustentabilidade.

Este curso proporciona ao estudante um olhar direccionado para o potencial espaço de intervenção do designer em países com carências próximas a Cabo Verde, devido ao elevado número de importação de equipamentos do exterior e baixa produtividade nacional. Por outro lado o curso proporciona espaços de reflexão sobre o património cultural local a nível do artesanato e o contacto e aprendizagens provenientes das indústrias criativos a nível do artesanato e do design na África Oeste. Tendo em conta as bases culturais, matérias e saber existente em Cabo Verde o curso de Design de Equipamento proporciona a especialização nas áreas de design de mobiliário e equipamentos, design de cerâmica, e design têxtil.

Duração do Curso
4 anos full-time

Perfil de entrada
O curso destina-se a candidatos com o 12º ano de escolaridade ou outras formações consideradas afins

Processo de selecção
Segundo entrevista e prova de expressão artística. A prova de expressão artística e realizada após quatro sessões de preparação facultativas e gratuitas. A entrevista tem como finalidade discutir o potencial, motivação e objectivos do candidato.

Estrutura do Curso

O primeiro ano do curso de Design de Equipamento tem um tronco comum com o curso de Artes Visuais e de Design de Comunicação, na medida em que visa proporcionar ao estudante um conhecimento geral a nível de Historia da Arte e do Design e experimentação de diferentes técnicas de criação a nível das Artes Visuais e do Design.
Neste primeiro ano o ênfase centra-se na capacidade do estudante em (auto) motivar-se, formular e expressar ideias de forma criativa através da manipulação de materiais. O primeiro ano tem com disciplinas nucleares: História da Arte e do Design, Introdução as Artes Visuais e ao Design, Desenho, Metodologia, Geometria, Integração (Língua e Cultura)

Durante o segundo ano, será realizada uma abordagem que assenta na contextualização e criação de um espaço para o design de produtos dentro da sociedade de baixa produção de produtos e escassez de matéria-prima, tendo em conta potencial de intervenção e inovação próprios do design. Este ano incide no desenvolvimento da metodologia do projecto e na exploração das diferentes áreas do design (mobiliário, têxteis, e cerâmica) segundo diferentes "briefs" de projectos assentes na exploração de técnicas e materiais em módulos de Oficinas de trabalho e sessões de Workshops. Disciplinas nucleares: Historia do Design, Atelier de Design, Desenho, Cultura Visual e Oficinas práticas (como por exemplo: cerâmica, têxteis e materiais duros).

Durante o terceiro ano do curso, o estudante desenvolve relações próximas com os artesão, técnicos e populações locais através de “briefs” académicos para projectos individuais e de grupo ou no âmbito de colaborações com ONGs e outras organizações, com projectos em andamento de intervenção sócio-económica, de modo a explorar o potencial a nível de técnicas e matérias como também das necessidades humanas. Pretende-se deste modo que o estudante construa uma visão pessoal das necessidades e expectativas de mercado aliado a experiência em resolver problemas práticos, sejam no âmbito de um projecto de exploração de novas respostas a soluções existentes, ou de problemas novos, por exemplo, inseridos no quotidiano de uma comunidade. Disciplinas nucleares: Atelier de Design, Estudos de Design, Estética e disciplinas teóricas Optativas

Durante o quarto ano do curso, o estudante tendo já delineado e desenvolvido o seu processo de trabalho durante o terceiro ano nas suas áreas de especialização devera optar por desenvolver a via de Projecto ou a Via de Ensino.
A via de Projecto proporcionara ao estudante o desenvolvimento de projectos delineados pelos seus interesses e áreas de especialização, com vista aplicação de facto e pertinentes dentro de um contexto sócio-cultural económico.
A via de Ensino, que visa através de disciplinas pedagógicas e estágio no contexto escolar proporcionar ao estudante as competências pedagógicas para poder exercer a profissão de professor da via artística no ensino secundário.

Saídas Profissionais

Durante o decorrer de uma Licenciatura no M_EIA, o ênfase na pedagogia e empreendedorismo é vincado, na medida em que para o profissional que queira desenvolver as suas actividades criativas a nível do design de equipamento, não existe uma indústria de produção significa em Cabo Verde como também o tecido empresarial e comercial e sector educativo não estão ainda sensibilizados para o desenvolvimento de um mercado de produção e consumo interno com base em conceitos e materiais endógenos. Cabe como desafio ao Designer criar o seu espaço de intervenção e demonstrar ao sector empresarial a mais valia e potencial do Design de qualidade.